Oriane Descout

DIRETORA

Formada em Cinema pela École Nationale Supérieure Louis-Lumière de Paris. No último ano da faculdade, realizou o longa-metragem estudantil, o documentário intitulado Ecrit dans la marge, sobre uma escola de ensino médio experimental autogerida. Trabalhou como montadora e assistente de câmera, e ministrou oficinas de vídeo. Seu primeiro trabalho como documentarista foi no projeto intitulado Puisqu'on nous envoie promener que se passa ao longo de uma caminhada de protesto de Paris até Nice, organizada por um grupo de 100 imigrantes sem documentos, em 2010. No ano seguinte, Oriane se instalou no Brasil e, desde então, vem documentando, na websérie O Brasil, Márcio... e eu?, sua vivência e seus questionamentos em um novo modo de vida. Ela também trabalhou em outros filmes ligados à agroecologia e à educação.

Tatiana Mitre

PRODUTORA BRASILEIRA

Graduada em Cinema e Vídeo pelo Centro Universitário UNA (2008) e pela Escola Internacional de Cinema e TV (EICTV) de San Antonio de los Baños – Cuba, na especialização de produção (2013). Pós graduada em História da Cultura e da Arte pela UFMG (2009) e pesquisadora convidada pelo Departamento de cinema da Faculty of Fine Arts Concordia University – Montreal, Canadá (2015).

Realizou a produção executiva de curtas-metragens premiados e exibidos em festivais nacionais e internacionais. Também foi produtora executiva dos longas da série Realidade Brasileira – Grandes pensadores: Ruy Mauro Marini e Maria Aragão e das mostras de filmes “Argentina Rebelde”, “O Cinema de Trinh T. Minh-ha”, “Reinventando Shakespeare” “Corpo e cinema” e “Escola: Cidade Aberta” pela CAIXA Cultural. Atualmente, está produzindo duas co-produções internacionais: o longa-metragem de documentário “Ó Primavera, Devolve-me a Meu Povo”, vencedor do edital de coprodução Brasil-Chile (Ancine/FSA/Consejo Nacional de la Cultura y las Artes do Chile) e o longa-metragem “Castelo de Terra”, uma co-produção com a França. Além disso, é a produtora executiva da minissérie de ficção em 10 episódios, “Muito Além do Play”,  vencedora do Edital Olhar Independente 2017 (Codemig/Rede Minas/Ancine/FSA/Prodav 02) e do edital de Desenvolvimento de projetos 2015 (Codemig), que será produzida em 2020.

João Gabriel Ríveres

MONTADOR BRASILEIRO

Montador, colorista e finalizador, João Gabriel Ríveres se especializou em montagem pela Escuela Internacional de Cine y TV - Cuba e é bacharel em Comunicação Social, pela Universidade FUMEC. Desde 2008 no universo audiovisual, já colaborou com expoentes do cinema mineiro como Marcos Pimentel, Ricardo Alves Jr., Clarisse Alvarenga e Gabriel e Maurílio Martins. Encabeça, com Giordano Lima, a Sem Rumo - Projetos Audiovisuais, pós-produtora audiovisual dedicada ao audiovisual independente. Colaborou recentemente com os projetos “No Coração do Mundo”, “A parte do mundo que me pertence”, “Drag Me As Queen” e as séries manauaras “Boto” e “Transviar”.

Jackson Abacatu

DIRETOR DE ANIMAÇÃO

Artista plástico, cineasta e músico, formado em Cinema de Animação e Escultura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Já realizou dezenas de curtas e videoclipes, que já foram exibidos em diversos países, como Argentina, Colômbia, Canadá, Itália e Armênia. Lançou dois álbuns de músicas autorais: “Trilhas sonoras de filmes quiméricos (2018)” e “Abtract Works (2019).” Diretor da produtora audiovisual Etama Produções.

Márcio Soares Santos

ILUSTRADOR

Agroecólogo, homeopata, permacultor e grafiteiro, formado graduação em Agroecologia no IFET Sudeste Minas Gerais, campus Rio Pomba. Já ministrou dezenas de cursos, oficinas e palestras em Agroecologia, Permacultura e graffiti. Trabalhou em escolas e ONG com permacultura. Trabalhou com o NEA (Núcleo de estudos em agroecologia) IF Rio Pomba MG.

Fabiano Banna

ASSISTÊNCIA DE ANIMAÇÃO

Desenhista desde quando se entende por gente, sempre buscou inspiração em gibis, livros e desenhos animados. Se inspira no universo infantil, de onde cria seus personagens, sempre acompanhados de muita cor e personalidade. Em 2005, fez aulas de desenho em realismo no Instituto Francisca de Souza Peixoto, e através da mesma, conhece a Fábrica do Futuro, onde participa de várias oficinas de animação. Em 2013, integra a equipe do projeto de cinema itinerante "Tela Viva" da Fábrica do Futuro. Em 2014, monta um coletivo criativo junto com Renatta Barbosa e Leandro Silveira, e passa a atuar como ilustrador no PIA Estúdios de identidade visual, animação e soluções criativas. Atualmente trabalha como professor de dança no projeto social "Feliz é Quem Toca" e também como dançarino no  grupo de pesquisa "Girarte", tendo a dança como sua outra grande paixão a qual sempre trabalhou paralelamente à ilustração.

Rafaella Lima

PRODUÇÃO LOCAL, STILL E MAKING-OFF

Rafaella Lima é diretora na produtora Cabeça de Vento e fotógrafa. Já realizou diversos curtas metragens documentais e vídeos de making of de produções no Polo Audiovisual da Zona da Mata. É produtora do Festival de Cinema Intersessões.

Filmografia da Diretora:

 

Le Brésil, Marcio... et moi?, websérie de 13 episódios de 12 minutos – 2013 a 2018

Mãos na terra, 19 min – 2017

Ocupa IFRP, 6 min – 2016

Juçara: o Leite da Floresta, 8 min – 2016

Puisqu'on nous envoie promener, 1h53 – 2011

Au fil de l’eau, 8 min – 2011

Ecrit dans la marge, 1h02 – 2009

Milana Christitch

PRODUTORA FRANCESA

Graduada em Letras e Pós-graduada em Língua e Civilização Russa pela Universidade Sorbonne Paris-IV. Trabalhou como coordenadora da Apollonia, rede de intercâmbios artísticos europeus. É produtora na Ana Films desde 2009, em que produziu Bárbara en Liberté(s); Retour à Forbach, seleccionado no Festival du Réel 2017; Venantino Venantini; Les Petits Poucets d’Aleksandra Szajber; The Lady in the Book; e Enfants de la Terre, todos com o apoio do CNC.

Eléonore Greif

MONTADORA FRANCESA

Nascida em 1990, formou-se no Instituto Europeu de Cinema e Audiovisual (Nancy, 2013). Trabalhou regularmente como assistente de produção e editora na Ana Films em Estrasburgo. Ela também dirigiu seu primeiro documentário, "Mange-moi" (2018, coprodução Ana Films / France 3 Grand Est), sobre a experiência da família na anorexia de sua irmã. A condição feminina, a identidade, a família são temas que gosta particularmente.

Ana Carolina Soares

ROTEIRO DE MONTAGEM

Formada em Cinema e Vídeo (UNA 2010), é realizadora na A Itinerante Filmes, roteirista, diretora e montadora em filmes e séries; também experienciou Assistência de Direção e Produção (2010/15). Roteirizou e dirigiu os curtas “Lacarmélio” (doc, 2010), “Estado Itinerante” (fic, 2016) e “Logo Após” (fic, 2018), exibidos em Mostras e Festivais nacionais e internacionais, sendo o segundo multipremiado com 40 exibições no Brasil, França, Portugal e Espanha e eleito melhor curta-metragem de 2016 pela ABRACCINE e BRAVO.

Wagner Candian

MUSICA ORIGINAL

Wagner Candian é pianista, arranjador e compositor da cidade de Ubá - MG. Professor efetivo de Piano e Estruturação Musical no Conservatório Estadual de Música "Professor Theodolindo José Soares" - Visconde do Rio Branco - MG. Possui Licenciatura em Piano pela – Unincor (2010) e Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania - UFV (2016). Graduou-se também no Curso de Piano pela Universidade de Música Popular – Bituca - Barbacena - MG (2012). Participa de trabalhos musicais diversos, com incursões na MPB e no Jazz. Como pianista e produtor em estúdios de gravação, faz trabalhos de trilha sonora para teatro e cinema.

Leandro Silveira

ASSISTÊNCIA DE ANIMAÇÃO

Leandro Silveira Ingressou no cinema como Primeiro Assistente de Direção de Arte. Depois disso, trabalhou na equipe de arte de outras produções, em diversas funções, como: Ass. de Arte, Design Gráfico, Cenógrafo, Design de Props/Produto, na confecção de desenhos/telas , Animador e Contra-regra. Fez a animação da série documental “Irmãs Carmelitas”, série composta por quatro curtas animados. Participou da equipe de storyboard do longa de animação “No Coração das Trevas”; Foi storyborder e animador do coletivo PIA Estúdios; Dirigiu o curta de animação “O Universo de Manoel” (contemplado pelo Edital Usina Criativa) e trabalha como animador freelancer para campanhas publicitárias e web séries.

Renatta Barbosa

PRODUÇÃO LOCAL

Renatta Barbosa é produtora cultural, escritora e cartunista. Formada em Comunicação Social - Jornalismo e pós-graduada em TV, Cinema e Mídias Digitais. Sua formação no audiovisual se deu através de práticas nas áreas de Produção e Arte em filmes, séries e animações. Publicou 2 livros, o de tirinhas “É tudo menTira” e o infantil “A Cidade do Casamento”. Atualmente é professora de Artes, Empreendedorismo e Audiovisual e trabalha como roteirista na Maurício de Sousa Produções criando historinhas para o gibi clássico da Turma da Mônica.

Jáder Barreto Lima

STILL E MAKING-OFF

Jáder Lima é formado em Designer de Produtos e especialização em Gestão de Empreendimentos Criativos. Compõe a produtora Cabeça de Vento Filmes, onde dirigiu os curtas "De Quando em Vez", "No Instante Em Que Vivo" e "Até Aonde a Vista Alcança". Realiza o festival INTERSESSÕES – (Festival de Cinema do Interior) com atuação nas cidades de Ubá-MG e Visconde do Rio Branco

Produção
Co-produção
Logo Ana blanc.png
Amarillo.png
CA 0508/001/2017
Patrocínio
Apoio
Realização

© 2019 by Paula Arnoso. - www.paularnoso.com